Fios Naturais: vocĂȘ conhece?
- Amanda Ourofino
- 11 de mai. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2022

OlĂĄ meu nome Ă© Fernanda VallĂș e a Amanda me deixou contar aqui um pouco da minha experiĂȘncia com o tricĂŽ e os fios naturais.
Desde o ano passado (2019) resolvi resgatar minha vontade de melhorar no tricĂŽ. Aprendi essa tĂ©cnica quando criança, com minha avĂł paterna, e confesso que nĂŁo era minha arte manual preferida. Fazia os pontos torcidos e nĂŁo tinha muita paciĂȘncia entĂŁo acabei deixando de lado enquanto crescia.
NĂŁo sei exatamente o inĂcio da minha vontade de reaprender o tricĂŽ, mas vĂĄrias pessoas estĂŁo ligadas a isso, dentre elas a Iris Alessi , a Vivi Basile, a LĂȘ Yamashita e os queridos Marco e Mari dos Fios da Fazenda, sĂł para citar algumas pessoas.
Ao me reaproximar do tricĂŽ acabei me deparando com os fios naturais de uma maneira mais profunda. A partir do momento que eu ia pesquisando e adorando, eu ia descobrindo um mundo enorme de possibilidades. Descobri tĂ©cnicas, raças de ovelhas, todo o processo do fio (da ovelha atĂ© a meada) e resolvi compartilhar com vocĂȘs.
Infelizmente no Brasil nĂŁo temos uma tradição muito grande de usar fios naturais (animal e vegetal). AtĂ© usamos bastante os fios de algodĂŁo, principalmente no crochĂȘ, mas talvez pelo clima, por ser um produto mais caro que o de fibra sintĂ©tica ou talvez por achar que machuca o animal, temos pouco hĂĄbito de usar lĂŁ natural. ApĂłs vĂĄrias conversas e pesquisas com profissionais e mĂ©dicos veterinĂĄrios, hoje tenho a certeza de que a tosquia (aqui vou enfatizar a tosquia de ovinos) nĂŁo machuca o animal e Ă© benĂ©fica quando feita de maneira correta e sustentĂĄvel.
A tĂtulo de curiosidade podemos dividir a fibra em trĂȘs categorias: animal, vegetal e sintĂ©tica. Aqui eu irei focar nas duas primeiras, nĂŁo vamos falar de fios sintĂ©ticos hoje.
Fibra animal
Alpaca â (origem: lĂŁ de alpaca) fino, macio, brilhante, muito isolante, nĂŁo elĂĄstica, nĂŁo alĂ©rgica, pouca ou nenhuma lanolina.
AngorĂĄ â (origem: coelho angorĂĄ) difuso, macio, brilhante, altivo, isolante, carece de lanolina.
Cashmere (caxemira) â (origem: cabra cashmere) fino, macio, muito isolante, menos durĂĄveis ââdo que a lĂŁ, difĂcil de feltrar.
Llama ou Lhama â (origem: lĂŁ de lhama) mais grosseira do que de alpaca, mas ainda Ă© muito macio, muito isolante, durĂĄvel, mais leve do que a lĂŁ, nĂŁo alĂ©rgica, pouco ou nenhuma lanolina.
LĂŁ â (origem: lĂŁ de ovelha) pode ser lisa, resiliente, isolante, forte, durĂĄvel, contĂ©m lanolina, absorve ĂĄgua, mas apenas sente molhado depois de absorver 34% do seu peso original.
Leite â (origem: proteĂna do leite de vaca, a caseĂna) leve, macio, confortĂĄvel, pode ser tingido facilmente. MantĂ©m o toque suave e a cor apĂłs vĂĄrias lavagens. Ă de fĂĄcil cuidado, resistente a fungos, boa absorção e condução de umidade. Parece que 45,35 kg de leite desnatado produzem 1,36 kg de fibra de leite, o que transforma sua produção em larga escala pouco sustentĂĄvel.
Mohair â (origem: cabra angorĂĄ) difusa, isolante, menos resistente do que a lĂŁ.
Qiviut â (origem: boi almiscarado â muskox) leve, mais suave do que a caxemira, muito isolante, durĂĄvel.
Seda â (origem: casulos de vermes da seda) fina, macia, lisa, brilhante, mĂĄ elasticidade, isolante, forte.
* A lanolina Ă© um produto natural obtido a partir da cera de lĂŁ bruta gerada pelos beneficiadores tĂȘxteis como um sub produto do processo. Durante o beneficiamento, a lĂŁ Ă© lavada com uma mistura de sabĂ”es e detergentes gerando uma mistura de ĂĄgua, sabĂ”es e vĂĄrios tipos de impurezas impregnadas. Normalmente, pode-se obter entre 10 e 15% de gordura de lĂŁ neste tipo de processo. A lanolina Ă©, entĂŁo, obtida atravĂ©s de um sofisticado processo de refinação de cera da lĂŁ bruta. AlĂ©m do aspecto especĂfico de transformação da cera de lĂŁ bruta em lanolina, diz-se que Ă© uma ação ecologicamente correta, supostamente nĂŁo causando danos aos animais e que evita que este produto seja enviado aos emissĂĄrios, poluindo o meio ambiente.
Fibra vegetal
AlgodĂŁo â (origem: casulo de algodĂŁo) macio, durĂĄvel, absorvente, nĂŁo elĂĄstica, sem brilho (embora quando mercerizado Ă© brilhante), muitas vezes lavĂĄvel Ă mĂĄquina, Ăłtimo para malhas de verĂŁo.
Bambu â (origem: talos de bambu) macio, durĂĄvel, antibacteriana, altamente absorvente, nĂŁo elĂĄstica, brilhante, muitas vezes lavĂĄvel a mĂĄquina, Ăłtimo para malhas de verĂŁo.
CĂąnhamo â (origem: camadas exteriores da planta cĂąnhamo) forte, durĂĄvel, isolante, absorvente, respirĂĄvel, nĂŁo-resiliente, frequentemente lavĂĄvel Ă mĂĄquina, para grandes malhas de verĂŁo.
Linho â (origem: caule da planta do linho) forte, resistente, durĂĄvel, respirĂĄvel, pesado, nĂŁo elĂĄstica, muitas vezes lavĂĄvel mĂĄquina, Ăłtimo para malhas de verĂŁo.
Soja â A fibra de fio de soja provĂ©m dos subprodutos da indĂșstria de tofu e soja. As sobras de soja utilizĂĄveis sĂŁo chamadas okara, que estĂŁo na forma lĂquida. Por meio de um processo chamado fiação Ășmida, as proteĂnas da soja sĂŁo extraĂdas do okara e secas. As proteĂnas secas sĂŁo entĂŁo fiadas em fios, sozinha ou com outras fibras como lĂŁ ou algodĂŁo. A operação Ă© ecolĂłgica e deixa pouco ou nenhum desperdĂcio.
Dito isso, conheço trĂȘs empresas brasileiras que trabalham com maestria a produção e preparação da lĂŁ e que sou uma grande fĂŁ. E se vocĂȘ conhecer outras por favor nos conte nos comentĂĄrios, vamos adorar conhecer mais empresas que trabalham com lĂŁ natural.
De São Pedro do Sul para o mundo, essa empresa familiar conquistou ao longo de 10 anos um grande conhecimento e técnicas sobre todo o processo da lã. Com um trabalho totalmente artesanal desde a criação do próprio rebanho (raças corriedale e crioula) até o tingimento. Com o crescimento da marca, passaram a trabalhar com fios mais finos e sofisticados, como a lã merino, conquistando de vez nossos coraçÔes (sou fã de carteirinha).
O Chå com Novelos fez um episódio do podcast super especial com o Marco e a Mari. Vale super a pena conhecer a fundo sobre as lãs, ovelhas e como cuidar da sua peça feita de lã. Para escutar o episódio e todos os outros, basta clicar aqui ou dar play aà embaixo:
âA Aurora nasceu do amor, do afeto e da saudadeâ ao me deparar com a histĂłria da Aurora senti uma forte ligação. Como muitas, a histĂłria do artesanato estĂĄ intimamente ligada a herança familiar e cultural, transmita de avĂłs para as netas. E assim a estilista Ărica ArruĂ© impulsionada pelo tricĂŽ deixado pela metade por sua avĂł e preocupada com os danos ambientais causados pela indĂșstria da moda resolveu valorizar o feito Ă mĂŁo.
Um projeto de mulheres para mulheres, principalmente, assim consigo ver a Aurora. Além da preocupação não somente do fio, mas com tudo o que o permeia, indo do pequeno produtor rural até a pessoa que compra seus produtos.
Juliana Muller descobriu que a lĂŁ era simplesmente jogada fora apĂłs a tosquia por grande parte dos criados de ovelhas em Campos do JordĂŁo. Ela decidiu entĂŁo aproveitar esse material transformando num projeto de mulheres para todo uma comunidade e assim gerando benefĂcios ambientais, sociais e financeiros. Tendo como objetivo principal âreconhecer que a lĂŁ de ovelha, matĂ©ria-prima que era desprezada em nossa regiĂŁo, Ă© um bem econĂŽmico, de valor social, cultural e ambiental, beneficiando e transformando-a em objetos decorativos de qualidade, gerando trabalho, renda e educação para a sustentabilidade, alĂ©m de resgatar o patrimĂŽnio cultural dos modos tradicionais de produção.â
Recomendo muito conhecer e testar os fios naturais. Para quem Ă© vegano ou se preocupa com sustentabilidade, hĂĄ pequenas empresas como essas que mostramos que buscam produzir a lĂŁ de maneira sustentĂĄvel e cuidando (ou verificando quem cuida) dos animais. TambĂ©m Ă© possĂvel encontrar empresas que produzem o algodĂŁo organicamente e de maneira sustentĂĄvel, assim como as outras fibras naturais. Se vocĂȘ tiver empresas para indicar, por favor, nĂŁo deixe de deixar nos comentĂĄrios.
Vale a pena ler o manifesto da lĂŁ por Clara Beauty clicando aqui.
Obrigada a todos que chegaram atĂ© aqui, esse texto nĂŁo teve nenhum tipo de patrocĂnio, foi escrito de coração.
Até a próxima,
FĂȘ.

Internacionalista de formação, artesĂŁ de coração, Fernanda Vallu Ă© casada, mĂŁe de dois meninos e vĂĄrios bichinhos (cachorro, hamster, jabuti, coelho, calopsita e periquito). Ă apaixonada por artesanato desde pequena, quando sua avĂł paterna ensinou os primeiros pontos de crochĂȘ e tricĂŽ. Sempre buscou saber sobre tudo e apĂłs a maternidade decidiu seguir de vez esse caminho. Em 2014 criou seu ateliĂȘ e em 2018 começou a dar aulas e nĂŁo parou mais de aprender.
Espero que vocĂȘs tenham gostado! Eu amei ter essa convidada maravilhosa nos trazendo tantas informaçÔes incrĂveis!
Respire, nĂŁo pire e crochete!
Beijos,
